Deputados membros da CAEA capacitados em matérias de Crescimento Inclusivo

Deputados membros da CAEA capacitados em matérias de Crescimento Inclusivo

Os deputados membros da Comissão de Agricultura, Economia e Ambiente (CAEA) da Assembleia da República beneficiaram, sábado último, dia 01 de Abril, em Maputo duma capacitação em matérias de gestão integrada dos recursos naturais e da potenciação da paisagem para um crescimento inclusivo e resiliência as mudanças climáticas.

Realizado sob lema: "o papel da gestão integrada da paisagem para um crescimento inclusivo e verde, adaptação e resiliência as mudanças climáticas", o evento deste sábado visava munir os parlamentares de conhecimentos que lhes permitam fazer uma análise e monitoria aprofundadas da implementação da legislação e programas nacionais sobre estas matérias.

De acordo com o Membro da Comissão Permanente da Assembleia da Republica (CPAR), José Mateus Katupha, esta acção de capacitação dos deputados membros da CAEA surge pelo facto de este grupo de especialidade ter todos os condimentos para fazer parcerias no sentido de efectuar o apuramento dos conhecimentos que têm para o desenvolvimento do país.

O deputado Katupha, que falava na sua qualidade de presidente da Escola de Negócios e Administração de Moçambique (ENAM), uma das instituições organizadoras da acção de capacitação dos deputados da Comissão da Agricultura Economia e Ambiente, acrescentou que com a promoção deste género de eventos pretende-se construir, em Moçambique, uma sociedade do conhecimento.

Para o membro da CPAR, o conhecimento é o produto e património principal para promover o desenvolver o país."E esse conhecimento passa, necessariamente, por vermos quais são os elementos básicos da nossa sobrevivência, que são os elementos da sustentabilidade e ambientais", disse Katupha.

Na percepção daquele parlamentar, com o evento de sábado "esperamos que os deputados membros da CAEA possam exercer com maior acutilância o vosso trabalho, a vossa responsabilidade e, sobretudo, a vossa especialidade nessas questões ligada a economia no nosso país".

Já os deputados membros da CAEA manifestaram o seu agrado pela promoção desta acção de capacitação que, entre outros aspectos, abordou temáticas ligada a planificação e gestão integrada, a integração multissectorial, o capital natural e a valorização dos serviços dos ecossistemas, bem como os tratados e acordos internacionais rubricados e ratificados por Moçambique na componente da gestão integrada da paisagem para um crescimento inclusivo e verde, adaptação e resiliência as mudanças climáticas.

A acção de capacitacao dos deputados membros da CAEA foi organizada pela ENAM em parceria com a iniciativa SUSTAIN-Africa, uma instituição internacional que apoia a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável nos Corredores de Desenvolvimento em África.

SECRETARIADO GERAL


Estrutura Orgânica 
Conselho Consultivo

 

GRUPOS PARLAMENTARES


FRELIMO 
RENAMO
MDM

CÍRCULOS ELEITORAIS


Maputo Província
Maputo Cidade
Gaza
Inhambane
Manica
Sofala
Tete
Zambézia
Nampula
Niassa
Cabo Delgado