Ordem do dia 20/Dez/16

 


Destaques   

  1. Encerra IV Sessão Ordinária da Assembleia da República


Ordem do Dia

Cerimónia Solene de Encerramento da IV Sessão Ordinária da VIII Legislatura.


08H15 - Deputados da Assembleia da República (AR) e Convidados tomam os seus lugares na Sala do Plenário;

08H20 - Chegada da Presidente da AR e sua Entrada pela Porta Principal do Parlamento;

08H30- Chegada das Altas Entidades Nacionais e Estrangeiras, bem como sua Acomodação nos respectivos Lugares;

09H10 - Presidente da AR convida os Chefes das Bancadas Parlamentares a proferirem os seus Discursos obedecendo a seguinte ordem:

  • Discurso do Chefe da Bancada Parlamentar do MDM, Lutero Chimbirombiro Simango;
  • Discurso da Chefe da Bancada Parlamentar da RENAMO, Maria Ivone Rensamo Bernardo Soares;
  • Discurso da Chefe da Bancada Parlamentar da FRELIMO, Margarida Adamugi Talapa.

10H45 – Discurso da Presidente da AR, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo.

11H15 – Presidente da AR Declara Encerrada a IV Sessão Ordinária Assembleia da República na sua VIII Legislatura.


Aconteceu

O Presidente da República (PR) de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, afirmou que as dificuldades que esperam aos moçambicanos são grandes e atingem de igual modo a todos os sectores da sociedade.

“Esses desafios pesam sobre os ombros de todas as forças políticas, de todos os patriotas e todos os amantes da Paz, de todos os que trazem Moçambique no coração” sublinhou o Chefe do Estado moçambicano, para quem “só há um modo de vencer e fazer com que todos juntos construamos essa vitória. Todos juntos transformaremos as dificuldades do presente numa contingência do passado”.

O PR fez este pronunciamento esta segunda-feira (19), na sede da Assembleia da República, em Maputo, durante a apresentação da Informação Anual sobre a Situação Geral da Nação, tendo salientado que “estamos agora em condições de afirmar perante vós, mandatários do povo, perante toda a Nação moçambicana e perante o mundo que, apesar dos constrangimentos, orgulha-nos dizer que: a Situação Geral da Nação mantêm-se firme. A Nação Moçambicana é capaz de enfrentar os desafios presentes e futuros”.

A terminar, o Chefe do Estado moçambicano chamou atenção para as adversidades que, segundo ele, serão ainda muitas, “mas a nossa capacidade de resposta, inspirada na contribuição de todos, será ainda maior. Desejo-vos tudo de bom, com votos de Festas Felizes e um Ano novo cheio de prosperidade”.

A Informação Anual do Chefe do Estado Sobre a Situação Geral da Nação, ontem apresentada pelo PR, aborda exaustivamente as seguintes áreas: Paz e Estabilidade; Desenvolvimento Humano e Inclusão Social; Juventude e Desporto, Emprego e Segurança Social; Combatentes; Económica; Administração Pública, Justiça Social e Combate à Corrupção; Combate a Criminalidade; Energia; Agricultura; Pescas; Turismo; Infra-Estruturas; Agua e Saneamento; Conservação da Biodiversidade; Industrialização; Justiça; Defesa e Segurança; e Cooperação Internacional.


Breves

A Presidente da Assembleia da República (PAR), Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, enalteceu os esforços do Presidente da República (PR), Filipe Jacinto Nyusi, que mesmo perante dificuldades conjunturais que Moçambique atravessa, tem guiado o País pelos melhores caminhos, “sendo de realçar a exortação que faz a todos nós para confiarmos mais nas nossas próprias forças, utilizando o que Deus nos deu como recursos naturais, para conquistarmos a prosperidade e o bem-estar de todos os moçambicanos”.

Falando esta Segunda-feira (19), na sede do Parlamento moçambicano, em Maputo, aquando da Sessão Solene, por ocasião da apresentação da Informação Anual do Chefe do Estado Sobre a Situação Geral da Nação, a PAR sublinhou que “são lições de auto-estima e de sabedoria de um líder pragmático”.

A PAR acrescentou que “sentimo-nos profundamente orgulhosos em tê-lo connosco, não só pelo simbolismo político, mas também pela comunhão de pensamentos em prol do funcionamento regular e harmonioso das instituições democráticas e do desenvolvimento do País”.

Segundo a Presidente do Parlamento moçambicano, não é todos os dias que se tem a honra e o privilégio de receber o Pai da Nação, figura emblemática e suprema, “que ostenta o testemunho dos heróis nacionais e que dia a dia vai dirigindo com mestria e perseverança os destinos da nossa bela Pátria”.

“Temo-lo visto a percorrer o País, de lés a lés, do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Indico, e a ser recebido num ambiente festivo, com muito carinho, amizade e alegria, pelos Moçambicanos, transmitindo o compromisso do seu contrato social e apreço pelo seu Povo”, afirmou a PAR, parabenizando a postura de liderança do Chefe do Estado, “de proximidade e de convivência com todos os actores políticos, económicos e sociais, sem distinção da cor, raça, religião e etnia, olhando olhos nos olhos, auscultando e dialogando para se inteirar do pulsar da governação e do caminho que ainda falta trilhar para a realização do grande sonho, o sonho de progresso e de felicidade dos moçambicanos”.

Para a PAR, a magna Casa do Povo encoraja o Chefe do Estado a continuar com essa sua forma arguta, humilde e tolerante, de comandar o seu Povo. “Continue assim, Senhor Presidente, o Povo o admira e o agradece”, disse a PAR para quem o PR “na sua magistratura têm sido tónica do seu discurso, o apelo à unidade, coesão, concórdia e harmonia entre os moçambicanos, bem como a formação do capital humano, a aposta na produção e produtividade e, obviamente, o imperativo da Paz na grande Família Moçambicana, comungando o sentimento de todos os moçambicanos de que precisamos de estar cada vez mais unidos e em Paz”.

SECRETARIADO GERAL


Estrutura Orgânica 
Conselho Consultivo

 

GRUPOS PARLAMENTARES


FRELIMO 
RENAMO
MDM

CÍRCULOS ELEITORAIS


Maputo Província
Maputo Cidade
Gaza
Inhambane
Manica
Sofala
Tete
Zambézia
Nampula
Niassa
Cabo Delgado