A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, manifestou, esta sexta-feira, dia 15, na sede do Parlamento, em Maputo, a vontade de ver estabelecidas as relações de cooperação parlamentar entre as Repúblicas de Moçambique e Árabe do Egipto.

Esperança Bias entende que o estabelecimento das referidas relações de cooperação parlamentar vai reforçar e consolidar a cooperação multiforme existente entre os dois países africanos que data desde os tempos da Luta de Libertação Nacional.

Falando durante a audiência de cortesia que concedeu ao Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Moçambique designado para a República Árabe do Egipto, Filipe Chidumo, a PAR sublinhou que a cooperação parlamentar abarcaria, entre outras, as áreas da troca de delegações e de informações sobre as boas práticas legislativas, bem como da capacitação institucional.

Neste contexto, Bias equaciona a possibilidade do envio de deputados e funcionários parlamentares para o Egipto para serem capacitados em áreas do interesse da Assembleia da República e instruiu o diplomata para fazer chegar as autoridades parlamentares egípcias o interesse da contraparte moçambicana.

A Assembleia da República de Moçambique tem já em funcionamento uma Liga Parlamentar de Amizade, Cooperação e Solidariedade Moçambique/Egipto. 

Depois de explicar a estrutura, o funcionamento e desafios do parlamento na presente Legislatura, a PAR felicitou o diplomata pela sua designação ao cargo que vai ocupar na República Árabe do Egipto, vincando a disponibilidade da instituição parlamentar em contribuir para o êxito da missão.

Por seu turno, Filipe Chidumo agradeceu a audiência que lhe foi concedido e prometeu fazer de tudo para que o desejo manifestado pela PAR se concretize naquele país africano.

Na ocasião, o diplomata moçambicano aconselhou a Direcção do parlamento moçambicano para inteirar-se sobre as bolsas de estudo que o Reino Unido vem disponibilizando a Mocambique no âmbito da Commonwealth que, na sua óptica, não tem sido aproveitadas.  

Chidumo felicitou a PAR por ter introduzido “o projecto papel zero”, cujo objectivo é reduzir a utilizar do papel na Assembleia da República e privilegiar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ﴾TICs﴿.

As Repúblicas de Moçambique e Árabe do Egipto mantêm relações diplomáticas oficiais desde 1975. Estas relações têm como enfoque, entre outras, as áreas politica e diplomática, educação e desenvolvimento humano, ciência e tecnologia, ensino superior e técnico profissional, saúde, agricultura, águas interiores e pescas e segurança pública.

 

Maputo, 15 de Janeiro de 2021

SECRETARIADO GERAL
____________________________
CONHEÇA...
_______________________
COMISSÕES DE TRABALHO
____________________________
CÍRCULOS ELEITORAIS
_________________________
 
________________
Estrutura Orgânica Parlamentos do Mundo 1ª Comissão - CAC,DHL Maputo Província
Conselho Consultivo Outras Ligações 2ª Comissão - CPO Maputo Cidade
UEEFO   3ª Comissão - CAS,GTC Gaza
    4ª Comissão - CAPPL Inhambane
____________________________   5ª Comissão - CA,EA Manica
BANCADAS PARLAMENTARES   6ª Comissão - CD;SOP Sofala
FRELIMO   7ª Comissão - CRI,CC Tete
RENAMO   8ª Comissão - CP,QR Zambézia
MDM   9ª Comissão - CEP Nampula
      Niassa
      Cabo Delgado