A Presidente da Assembleia da República ﴾PAR﴿, Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, manifestou o desejo de ver as eleições dos órgãos do Parlamento Pan-africano (PPA) a terem lugar em Maio, na cidade sul-africana de Midrand, a decorrer num ambiente sereno.

Falando quinta-feira última, dia 29, em Maputo, durante a audiência que concedeu ao Presidente Interino do PPA, Chief Fortune Charumbira, a PAR disse esperar ver, depois do exercício eleitoral, um PPA reforçado e que permita a consolidação da Democracia no Continente.

Na ocasião, a PAR apresentou, ao visitante, a pretensão de Mocambique candidatar-se à Presidência do Grupo Regional Austral de Africa no PPA, e à Membro da Comissão sobre a Paz e Segurança da União Interparlamentar (CPSUIP), com os Deputados Aires Bonifácio Ali e Eduardo Joaquim Mulembwe, respectivamente.

Chief Charumbira esteve, esta quinta-feira, na capital moçambicana para pedir, as autoridades governamentais e parlamentares moçambicanas, o apoio à sua candidatura a Presidente do PPA cuja eleição está agendada para Maio próximo, no decorrer da IV Sessão Ordinária da V Legislatura do organismo continental.

No final do encontro, as partes comprometeram-se a tudo fazer de forma que os seus candidatos sejam bem-sucedidos.

Ainda quinta-feira última, a PAR felicitou a todos os Trabalhadores Moçambicanos do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Indico por ocasião do Dia Internacional do Trabalhador, efeméride que se celebra a 01 de Maio próximo.

Falando, na sede do Parlamento, em Maputo, momentos após o encerramento da Sessão de Informação Anual do Procurador-Geral da República, a PAR disse que “queremos felicitar os trabalhadores do mundo inteiro, e em particular os Trabalhadores Moçambicanos, por este importante dia”.

 

Segundo a Presidente da magna Casa do Povo, “o 1º de Maio é um de festa e também de reflexão sobre a necessidade de toda a sociedade continuar a acarinhar e a valorizar a classe dos trabalhadores pela sua valiosa contribuição no desenvolvimento económico, social e cultural do País”.

SECRETARIADO GERAL
____________________________
CONHEÇA...
_______________________
COMISSÕES DE TRABALHO
____________________________
CÍRCULOS ELEITORAIS
_________________________
 
________________
Estrutura Orgânica Parlamentos do Mundo 1ª Comissão - CAC,DHL Maputo Província
Conselho Consultivo Outras Ligações 2ª Comissão - CPO Maputo Cidade
UEEFO   3ª Comissão - CAS,GTC Gaza
    4ª Comissão - CAPPL Inhambane
____________________________   5ª Comissão - CA,EA Manica
BANCADAS PARLAMENTARES   6ª Comissão - CD;SOP Sofala
FRELIMO   7ª Comissão - CRI,CC Tete
RENAMO   8ª Comissão - CP,QR Zambézia
MDM   9ª Comissão - CEP Nampula
      Niassa
      Cabo Delgado