Os deputados do Gabinete da Juventude Parlamentar(GJP) que trabalham, desde segunda-feira última (13), na Província de Maputo enaltecerem o desempenho das autoridades governamentais na Província sulista de Maputo, que se consubstancia na implementação e cumprimento da Política Nacional da Juventude, aprovada pelo parlamento moçambicano.

Esta posição foi manifestada, esta segunda-feira, na cidade da Matola, pela Presidente do GJP, Olívia Matavele, durante um encontro de trabalho que aqueles parlamentares mantiveram com o Conselho de Representação do Estado da Província de Maputo, cujo objectivo era aferir o grau de implementação da Política Nacional da Juventude da naquele ponto do Pais.

O Conselho de Representação do Estado naquela Província apresentou, na ocasião, um informe que espelha as acções levadas a cabo no âmbito da implementação da politica da Juventude com destaque a questões de habitação, emprego e distribuição de terrenos e respectivos direitos de uso e aproveitamento de terra aos jovens.

“O informe que nos foi apresentado mostra que as autoridades governamentais estão empenhadas com a causa dos jovens, por isso queremos encorajar para que continuarem a trabalhar para responder aos problemas que afligem os nossos jovens, pois estes constituem a força renovadora da sociedade e componente essencial na consolidação da unidade nacional”, disse a jovem deputada.

Num outro desenvolvimento, a deputada explicou que nestas jornadas parlamentares que os deputados realizam na Província de Maputo pretendem encontrar um espaço de interação entre os jovens parlamentares, associações e ligas juvenis da província, de modo a estabelecer formas únicas de intervir para contribuir na agenda de desenvolvimento nacional.

Por seu turno, a Secretária do Estado da Província de Maputo, Vitória Diogo disse aos deputados que o Governo local está atento às preocupações dos jovens, tendo garantido que tudo está sendo feito para que os jovens encontrem, paulatinamente as respostas dos seus problemas.

Diogo explicou que o Governo local tem assegurado que a juventude tenha uma vida longa e saudável, assente na combinação de saúde, educação e trabalho digno, uma remuneração compatível e habitação condigna, resultado de uma sólida formação técnica, profissional e vocacional.

A Secretária do Estado explicou ainda que estão em construção de 96 casas para jovens no Bairro Zintava, Posto Administrativo de Marracuene, das quais 64 foram concluídas e foram inauguradas, ontem dia 13 de Setembro, pelo Primeiro Ministro de Moçambique, Carlos Agostinho do Rosário.

Aquela governante disse que foram construídas 34 casas no âmbito do Programa Renascer no Distrito da Manhiça, financiadas pelo Fundo de Fomento a Habitação, destas casas 30 beneficiaram a jovens, e foram distribuídos 2.261 terrenos para os jovens.

Durante os 5 dias de visita de trabalho dos parlamentares à Província de Maputo, serão escalados, sucessivamente os distritos de Matutuine, Marracuene, Boane e Moamba,

Enquanto isso, um outro grupo de deputados deste Gabinete da Juventude Parlamentar mantive encontros de trabalhos com o Conselho Executivo Provincial e Conselho de Representação do Estado na Província de Sofala, bem como visitaram a Centro Penitenciário de Savane, na Cidade da Beira, onde para além de interagir com os jovens reclusos procedeu à entrega de 500 máscaras de pano para ajudar na protecção contra a Covid-19.

Na Província de Sofala, os deputados deverão interagir, igualmente, com os governos dos distritos de Buzi, Dondo e Nhamatanda bem como com os conselhos distritais da juventude para saber as suas inquietações e dificuldades bem como aferir a situação do associativismo juvenil.

SECRETARIADO GERAL
____________________________
CONHEÇA...
_______________________
COMISSÕES DE TRABALHO
____________________________
CÍRCULOS ELEITORAIS
_________________________
 
________________
Estrutura Orgânica Parlamentos do Mundo 1ª Comissão - CAC,DHL Maputo Província
Conselho Consultivo Outras Ligações 2ª Comissão - CPO Maputo Cidade
UEEFO   3ª Comissão - CAS,GTC Gaza
    4ª Comissão - CAPPL Inhambane
____________________________   5ª Comissão - CA,EA Manica
BANCADAS PARLAMENTARES   6ª Comissão - CD;SOP Sofala
FRELIMO   7ª Comissão - CRI,CC Tete
RENAMO   8ª Comissão - CP,QR Zambézia
MDM   9ª Comissão - CEP Nampula
      Niassa
      Cabo Delgado