A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, enalteceu, esta quarta-feira (22), em Maputo, o apoio que o Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), tem prestado a Assembleia da República, no quadro das suas componentes temáticas de trabalho (eleições, industria extrativa, mulheres e jovens, paz e reconciliação).

Falando durante a audiência de cortesia que concedeu, na sede do Parlamento, ao Director Executivo do IMD, a PAR apelou a esta Organização Não-Governamental nacional para que continue a trabalhar em prol do País com vista a consolidação de Democracia.

Na ocasião, a Presidente do Parlamento pediu, ao IMD, para, no quadro das suas componentes temáticas de trabalho, incorpore as acções relacionadas com a Divulgação das Leis que são aprovadas pela Assembleia da República por forma que os cidadãos conheçam os direitos e os deveres que lhes assistem.

Por seu turno, Hermenegildo Mulhovo, Director Executivo do IMD, depois de agradecer o momento que lhe foi concedido pela PAR, disse ter recebido com agrado todos os conselhos que lhe foram transmitido e prometeu que continuara a trabalhar com a Assembleia da Republica com mais dinamismo.

O IMD opera em Moçambique desde 2001, inicialmente como Instituto Holandês para a Democracia Multipartidária (NIMD), tendo sido registada como uma organização nacional em 2016, ano a partir do qual tem estado a implementar o seu Plano Estratégico, que assenta essencialmente em quatro pilares, designadamente: apoiar e influenciar o sistema político; reforçar as capacidades dos actores políticos; influenciar a cultura politica de modo a que haja mais dialogo entre actores e; género e diversidade.

Esta Organização assinou, em Junho de 2020, um Memorando de Entendimento com a Assembleia da Republica tendo em vista o desenvolvimento de acções conjuntas para a melhoria do desempenho dos deputados no exercício das suas funções.

No âmbito do Memorando, estão previstas acções de formação de deputados e funcionários, bem como acções de desenvolvimento institucional, intercâmbios e sessões de diálogo.

O Encontro desta quarta-feira, segundo Mulhovo, tinha por objectivo saudar a PAR a abordar algumas acções que esta organização tem realizado com o Parlamento e aquelas que pretende realizar ate ao final do presente Ano.

No encontro com a PAR, o Director Executivo fazia-se acompanhar pelo Coordenado de Projectos e pela Gestora de Projectos, ambos do IMD, Dércio Alfazema e Elisa Muianga, respectivamente.

 

Ainda na manhã desta quarta-feira, a PAR recebeu, no seu Gabinete de Trabalho, o Corpo Diretivo da Associação de Pequenas e Medias Empresas (APME), encabeçado pelo respectivo Presidente, Rosário Xavier Gemusse.

Durante o Encontro, o Presidente da APME apresentou, a PAR, os novos membros do Conselho de Direcção, bem como da definição de possíveis linhas de parcerias.

 

Maputo, 22 de Setembro de 2021

SECRETARIADO GERAL
____________________________
CONHEÇA...
_______________________
COMISSÕES DE TRABALHO
____________________________
CÍRCULOS ELEITORAIS
_________________________
 
________________
Estrutura Orgânica Parlamentos do Mundo 1ª Comissão - CAC,DHL Maputo Província
Conselho Consultivo Outras Ligações 2ª Comissão - CPO Maputo Cidade
UEEFO   3ª Comissão - CAS,GTC Gaza
    4ª Comissão - CAPPL Inhambane
____________________________   5ª Comissão - CA,EA Manica
BANCADAS PARLAMENTARES   6ª Comissão - CD;SOP Sofala
FRELIMO   7ª Comissão - CRI,CC Tete
RENAMO   8ª Comissão - CP,QR Zambézia
MDM   9ª Comissão - CEP Nampula
      Niassa
      Cabo Delgado